LabCidadania

Já conhece o Lab de Cidadania?

Lab de Cidadania é uma das iniciativas do Programa de Cidadania da Votorantim, ele tem como objetivo identificar métodos efetivos para o desenvolvimento da cultura democrática e da participação política no nível municipal, os quais tenham alto potencial de impacto e escala.

A iniciativa está fundamenta nas seguintes premissas:

  • Apartidarismo;
  • Abordagem sistêmica;
  • Solidez metodológica;
  • Visão de longo prazo;
  • Ter impacto no nível municipal, independente do(s) público(s)-alvo da intervenção.

Embora as instituições políticas sejam atores fundamentais para a consolidação da cidadania, o foco do Lab de Cidadania é trabalhar com o engajamento dos cidadãos.

 

Qual é o resultado esperado?

O resultado esperado dos projetos apoiados pelo Lab de Cidadania é alavancar os indicadores municipais de participação política e de cultura democrática, por meio de intervenções efetivas e inovadoras.

Para avaliar os resultados utilizamos uma metodologia de medição do nível de cultura democrática e participação política, com coleta de dados antes e após as intervenções, realizada por avaliador externo.

Qual é a ambição de impacto do Lab Cidadania?

Uma das hipóteses que pautam a teoria do Lab de Cidadania é que ao fortalecer a participação política e a cultura democrática teremos potencial para impactar o engajamento do cidadão com o processo eleitoral. Para acompanhar esse impacto no médio prazo pretendemos avaliar três conjuntos de indicadores eleitorais: o percentual de abstenção eleitoral; o percentual de votos brancos e nulos; e o percentual de eleitores com 16 ou 17 anos.

Como foram selecionados os municípios e os projetos?

A primeira ação do Lab foi realizada no 2º semestre de 2019, quando foi lançamos um edital público para selecionar organizações interessadas em desenvolver projetos em cinco cidades pré-selecionadas, todas com presença Votorantim, que são: Araripina/PE (Votorantim Energia), Matão/SP (Citrosuco), Miraí/MG (CBA), Três Marias/MG (NEXA) e Votorantim/SP (Votorantim Cimentos).

Os municípios foram selecionados junto às empresas investidas da Votorantim que estão presentes nos respectivos territórios. A definição foi feita considerando os critérios do planejamento da atuação social, como a relevância socioeconômica das operações, o histórico de investimento social e os objetivos de desenvolvimento socioeconômico, além disso, foram levados em consideração indicadores eleitorais de cada município.

O edital recebeu 34 propostas técnicas de diferentes organizações, que foram analisadas a partir dos critérios: experiência da organização; qualidade da intervenção proposta; prontidão para atender à demanda; criatividade e inovação; e orçamento. Um banca composta por especialistas no tema e representantes do Programa de Cidadania e das empresas parceiras foi responsável por selecionar as iniciativas vencedoras de cada município.

Conheça a seguir os cinco projetos selecionados para promover o fortalecimento da cidadania nos municípios participantes do Lab de Cidadania.

 

Município:
Araripina/PE

Empresa parceira:
Votorantim Energia

Organização executora:
Politiquê?

Município: 
Matão/SP

Empresa parceira: Citrosuco

Organização executora: Instituto Terroá

Município:
Miraí/MG

Empresa parceira:
CBA

Organização executora:
Colab

Município
Três Marias/MG

Empresa parceira:
NEXA

Organização executora:
Politize!

Município
Votorantim/SP

Empresa parceira: Votorantim Cimentos

Organizações executoras:
Instituto Cidade Democrática e Instituto de Governo Aberto

Diagnóstico de cultura democrática e da participação política nos municípios do Lab de Cidadania

Como parte inicial do Lab de Cidadania, no 2º semestre de 2019, o Instituto Votorantim, com apoio do Instituto Sivis, realizou um diagnóstico da cultura democrática e da participação política em cada um dos cinco municípios selecionados para o Lab de Cidadania. O diagnóstico consistiu na coleta de dados primários quantitativos, com a aplicação de questionários in loco junto à população, e análise dos níveis de cultura democrática e de participação política apresentados em cada município. O objetivo era oferecer as organizações selecionadas para realizar os projetos no Lab de Cidadania um rico material de suporte empírico às suas iniciativas.

A utilização desse método de diagnóstico se justifica teoricamente por que a cidadania está associada a uma participação ativa nos assuntos públicos por parte dos cidadãos. Para participar nos regimes democráticos, é necessário que os cidadãos disponham de conhecimentos básicos sobre o funcionamento da democracia, que respeitem as regras do jogo democrático e tenham abertura os princípios do regime. É imprescindível, portanto, a existência de uma cultura democrática forte para que a cidadania possa ser plenamente exercida.

Conheça a seguir os resultados dos diagnósticos em cada um dos cinco municípios participantes do Lab de Cidadania

Aprendizados do Lab

1º Seminário de aprendizados do Lab de Cidadania

No dia 19 de junho de 2020, foi realizado o 1º Seminário de aprendizados do Lab de Cidadania, com o tema "O fortalecimento da cidadania e da cultura democrática em época de pandemia". Em um evento on-line e aberto ao público, as cinco organizações executoras de projetos do Lab puderam compartilhar os aprendizados obtidos na atuação nos municípios com presença da Votorantim. Além disso, tivemos a presença de especialistas no tema que falaram sobre cidadania, valores democráticos e modelos inovadores de atuação por meio de canais virtuais e trabalho em rede. O objetivo foi consolidar aprendizados que poderão ser utilizados por muitos anos no âmbito do Programa de Cidadania.

Para acompanhar os melhores momentos do evento, clique aqui !

Realização

Apoio

Parceiros Técnicos