Guia do Voto

O Guia do Voto 2020, produzido e assinado pelo sociólogo Humberto Dantas, é uma iniciativa para explicar como funcionam os processos da democracia representativa em exercício no Brasil. Ou seja, aquilo que impacta na nossa vida, no nosso dia a dia e no que acontece ao nosso redor.

Em 2018, na primeira versão do guia, foi reforçada a causa do voto consciente, promovendo a força do nosso comparecimento às urnas para a construção da realidade. Em 2020, temos uma nova missão: tratar das eleições municipais e entender de forma clara o peso das cidades na nossa realidade política e social.

Ficou curioso?
Baixe aqui o Guia do Voto 2020.
É gratuito e disponível a todos.

“Este livro é um verdadeiro curso de cidadania. Além de descrever com precisão os vários passos do processo eleitoral, Humberto Dantas, com sólida formação acadêmica e larga experiência prática, explica a razão de ser de cada regra do sistema democrático. Merece aplauso a inciativa da Votorantim ao proporcionar aos eleitores brasileiros uma visão clara, concisa e precisa do funcionamento da democracia e a importância do voto esclarecido para o progresso das cidades, do estado e da nação.”

José Pastore – Sociólogo e economista

“Este Guia do Voto – Eleições Municipais tem o objetivo de oferecer os instrumentos para cada eleitor brasileiro desempenhar seu papel cívico nas próximas eleições. Nós, da Votorantim, acreditamos que os cidadãos brasileiros precisam conhecer, se interessar e participar ativamente da transformação de suas cidades, entendendo que cidadania é uma palavra de ação. Essa é a chave para o fortalecimento da democracia e para uma vida mais justa e menos desigual em nossa sociedade.”

João Schmidt, diretor presidente da Votorantim S.A.

Sobre o Autor

Humberto Dantas é cientista social com doutorado em Ciência Política pela USP. Professor universitário desde 1999, nos últimos 17 anos tem se dedicado a ações de educação política em comunidades, empresas e escolas.

Tem interesse em retirar versão impressa do Guia do Voto 2020?
Envie um e-mail para comunicacao@votorantim.com indicando nome, contato e quantidade de exemplares para que a disponibilidade seja avaliada.