Geração de Conhecimento

O Programa Cidadania também é dedicado a desenvolver conhecimento sobre a cultura democrática no Brasil. Neste sentido, a Votorantim, por meio do Instituto Votorantim, apoia e viabiliza projetos sobre o tema, feitos em parceria com profissionais e organizações especializadas e que são públicas a todos interessados. O objetivo é promover conteúdos, estudos e diagnósticos sobre o sistema democrático brasileiro, ajudando a compreender a causa raiz do problema social e identificar focos de atuação para o seu fortalecimento.

Índice de Democracia Local


Índice inédito que mediu a qualidade da participação popular na vida pública da cidade de São Paulo. Realizado pelo Instituto Sivis, o estudo foi realizado com uma amostra de 2.417 pessoas da população eleitoral de São Paulo, com representatividade para as oito regiões administrativas da capital, e também com a análise da opinião de 32 especialistas. Em uma escala de 0 a 10 quanto à qualidade da democracia, a nota de São Paulo no Índice de Democracia Local foi 5,67.

Pesquisa Valores em Crise 2020


Pesquisa com 3.543 pessoas das cinco regiões do Brasil, ouvidas entre os dias 18 de maio e 19 de junho, para apontar o impacto que situações de crise extrema, como uma pandemia, trazem para os valores morais dos indivíduos. O estudo “Valores em Crise” foi realizado pelo Instituto Sivis como a primeira de três fases lideradas pelo World Values Survey Association (WVSA). Dentre os temas analisados estão a adesão à democracia e o nível de confiança interpessoal e com as instituições.

Relatórios LAB Cidadania

 

Parte inicial das intervenções práticas previstas no LAB Cidadania é o diagnóstico da democracia em cada uma das cinco cidades selecionadas para o projeto. Para isso, as organizações escolhidas implementaram localmente o Índice de Democracia Local, desenvolvido pelo Instituto Sivis, no início dos trabalhos.

Guia do Voto 2018


Em 2018, a Votorantim decidiu apoiar o Voto Consciente, com a criação da primeira edição do Guia do Voto, com o objetivo de compartilhar conhecimento e ampliar a percepção de que o voto consciente é a mais democrática e poderosa ferramenta de transformação do país.

Parceiro Técnico