Palestrantes

_Abertura com ANTHONY PEREIRA

Diretor de pesquisas sobre o Brasil no King´s College, de Londres, um dos principais centros acadêmicos do Reino Unido. Tem diversos livros sobre o Brasil, é coautor do livro Entendendo o Brasil Contemporâneo. Foi professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Minas Gerais e no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo.




Participação no dia 29 de setembro

_Convidada Internacional HÉLÈNE LANDEMORE

Autora do Democratic Reason (Princeton University Press 2013, vencedor do Elaine and David Spitz Prize 2015) e Open Democracy (Princeton University Press 2020). É professora associada de Ciência Política na Yale University (EUA). Suas pesquisas envolvem temas como a teoria da democracia, epistemologia política, teorias de justiça, a filosofia das ciências sociais, processos constitucionais e teorias, e a democracia no ambiente de trabalho.




Participação no dia 08 de outubro 

_Encerramento BORIS FAUSTO

Bacharel em Direito, pela Universidade de São Paulo USP, Licenciado em História, pela USP, Doutor em História pela USP, atuou como professor em diversas universidades com reconhecimento internacional como a Brown University, USA. Autor de diversos livros como: A Revolução de 1930 – Historiografia e História; Trabalho urbano e conflito social; Crime e cotidiano – A Criminalidade em São Paulo; Negócios e ócios; Histórias da Imigração e Getúlio Vargas: o poder e o sorriso.


Participação no dia 08 de outubro

JAMIL ASSIS

Formado em engenharia civil, trabalha na articulação de projetos coletivos e multissetoriais para promoção de uma cultura mais democrática, focados nos princípios de confiança e colaboração. Atualmente atua na área de Relações institucionais do Instituto Sivis.

 

 

 

 

Participação no dia 29 de setembro 

Márcio Vasconcelos

Mestre em Administração de Empresas, Especialista e Consultor Pensamento Sistêmico, é fundador e presidente do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), CEO da ESH Soluções Sistêmicas, Membro da Systems Dynamics Society e Conselheiro do Politize e Zigla Lab. Trabalhou 10 anos para Fundações Internacionais em mais de 50 projetos de tecnologias com fins cívicos. Na Fundación Avina criou e gerenciou a área de Tecnologia para Mudança Social.

 

Participação no dia 29 de setembro 

Patrícia Tavares

Doutora em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Professora Universitária de programas de graduação, pós-graduação e educação executiva e programas da Fundação Dom Cabral. É co-fundadora da Datapedia.info, plataforma de dados socioeconômicos e eleitorais de todos os municípios do país, Sócia-diretora da Nex-us Consultoria e sócia da People&Results. 

 


Participação no dia 29 de setembro 


ALEXSANDRO SANTOS

Doutor em Educação (FEUSP), Integra a iniciativa de lideranças pela equidade Ford Global Fellowship, da Ford Foundation. Atualmente, é diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, coordenador do curso de Pedagogia da FEDUC e professor colaborador junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da Unicid.

 

 

Participação no dia 30 de setembro 

DIEGO CALEGARI

Mestre em Administração pela UFSC e Master em Liderança e Gestão pelo CLP é fundador do Politize!, organização de impacto que visa formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia por meio da educação política.

 

 

 

 

 

Participação no dia 30 de setembro


Gustavo Maia

Graduado em Comunicação Social, especialista em Soluções Colaborativas para Governo na Universidade de Harvard. Membro RAPS e Movimento Agora!

 

 

 

 

 

 

 

Participação dia 30 de setembro 

Humberto Dantas

Cientista político e Especialista em democracia, educação política, sistema eleitoral e conjuntura política brasileira. Palestrante e consultor em empresas, ONG's, partidos políticos e no setor público com enfoque em discussões sobre a realidade política. Coordenador das pós-graduações - ciência política na FESP e liderança & gestão no CLP Atua como Analista político em meios de comunicação, com destaque para o Estadão e a Rede Vida de TV.

 

Participação dia 30 de setembro 

Mônica Sodré

Cientista Política e Diretora Executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade –RAPS, possui doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado e Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Escreve mensalmente para o portal Estadão e leciona em uma pós-graduação de Ciência Política.

 

 

Participação no dia 30 de setembro 


ANDRÉ FERNANDO (BANIWA)

Nasceu na comunidade indígena de Tucumã-Rupitã, no médio Içana II (AM). Foi segundo tesoureiro e presidente na fundação da Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi), vice-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). Atuou como assistente técnico da FUNAI na Coordenação Regional do Rio Negro. Os Baniwas são hoje mais de 12 mil, e vivem em mais de 200 comunidades situadas nos limites entre Brasil, Colômbia e Venezuela.

 

Participação no dia 01 de outubro 

LÚCIA AVELAR

Graduada em Sociologia e Política pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, é Mestre e Doutora pela PUC/São Paulo, possui pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da Universidade de Yale ( Estados Unidos). Foi professora na Universidade Estadual de Campinas/SP e na Universidade de Brasília (DF). Atualmente é pesquisadora sênior no Centro de Estudos de Pesquisa e Opinião Pública/CESOP/UNICAMP/SP.

 

Participação no dia 01 de outubro 

PRETO ZEZÉ

Presidente Global da CUFA, empresário, produtor cultural, escritor, CEO e fundador da LIS - Laboratório de inovação social e consultor em planos de de oportunidades para governos e empresas. Ex-lavador lavador de carro nas ruas de Fortaleza, atualmente é repórter no quadro Talentos da Comunidade na TV Verdes Mares/afiliada da Rede Globo no Ceará.

 

 

 

Participação no dia 01 de outubro 

RENATA ALVES

CEO da empresa Quebrada Produções e parte do conselho de Paraisópolis, comunidade onde nasceu e cresceu, há quase dez anos ressignifica a comunidade, transformando em cenários cinematográficos. Durante a pandemia, começou coordenar o atendimento médico em Paraisópolis para atender e encaminhar as ocorrências de Covid e de outras patologias para as Unidades Básicas de Saúde.

 

 

Participação no dia 01 de outubro 

RENATO MEIRELLES

Comunicólogo e escritor, foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular. Atualmente é Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva e membro do conselho de professores do IBMEC, onde é o titular da Cadeira de Ciências do Consumo e opinião Pública. É considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país.

 

 

 

Participação no dia 01 de outubro 

WLAMYRA RIBEIRO DE ALBUQUERQUE

É mestre em História pela Universidade Federal da Bahia, doutora em História Social da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas, e PhD no Latin American Studies/ Harvard University. Atualmente é professora de História do Brasil no Departamento de História da Universidade Federal da Bahia e orienta pesquisas sobre emancipação, abolição, racialização e pós-abolição no Brasil. É autora do livro "O jogo da Dissimulação - abolição e cidadania no Brasil".

 

Participação no dia 01 de outubro 

Graziela Testa

Cientista político e especialista em Estudos Legislativos, Instituições Informais e Democracia. Envolvida em pesquisas e relações governamentais, além de ser colunista do Legis-Ativo / Estadão.

 

 

 

 

 

 

Participação dia 06 de outubro 

Iuri Pitta

Jornalista formado pela PUC-SP e mestre em administração pública e governo pela FGV-SP. Possui mais de 20 anos de carreira, com passagens por redações da imprensa nacional (Estadão, Rádio Eldorado, Editora Abril, Rede TV!) e experiência como consultor de comunicação política e corporativa, relações institucionais e gerenciamento de crises. Foi repórter, chefe de reportagem e editor na cobertura de sete eleições municipais, estaduais e presidenciais desde 2000. É analista de Política em São Paulo da CNN Brasil.

 

Participação no dia 06 de outubro


Marta Mendes da Rocha

Doutora em Ciência Política pela UFMG e professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL/UFJF). Suas pesquisas versam sobre representação política, governos subnacionais, poder local e clientelismo.

  

 

 

 

 

Participação no dia 06 de outubro

NATÁLIA MAZOTTE

Mestre em Comunicação pela UFRJ e pós-graduada em Estratégia Digital pela Pompeu Fabra (Espanha). Atualmente é Jornalista e consultora especializada em dados e tecnologia para impacto social, professora da pós em Jornalismo Digital da PUC-RS e do MBA Web Intelligence da COPPE/UFRJ e instrutora em cursos massivos do Centro Knight, da Universidade do Texas.

 

 

 

Participação dia 06 de outubro 

Pablo Ortellado

Filósofo, professor universitário e colunista brasileiro. Dá aulas de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo, mesmo local onde se formou e se pós-graduou, e mantém uma coluna no jornal Folha de São Paulo.

 

 

 

 

 

Participação dia 06 de outubro 

REGINA RUFINO

Graduada em Direito pela Centro Universitário FMU. Especialista em Direito Público pela EPM. Atualmente é Analista Judiciário - Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, onde ocupa, desde de 2009, o cargo de Assessora-Chefe de Planejamento Estratégico e de Eleições.

 

 

 

Participação no dia 06 de outubro 

Mauricio Moura

Mauricio Moura: Economista, PhD em Economia e Política do Setor Público. Maurício é professor visitante na George Washington University e recebeu recentemente certificado do Programa da Owner/President Management da Universidade de Harvard.

 

 

 

 

Participação gratuita, inscreva-se!

Faça seu cadastro e receba os links de participação diretamente no seu e-mail.


Importante: Nos preocupamos com seus dados pessoais. Para fazer o seu cadastro, precisaremos do seu nome e e-mail para viabilizar a sua participação no evento, o armazenamento é feito de forma segura e de acordo com a legislação aplicável.



29/09 Terça-feira30/09 Quarta-feira01/10 Quinta-feira06/10 Terça-feira07/10 Quarta-feira08/10 Quinta-feiraTodos os dias