Qual é a estratégia geral do projeto: iniciativas de educação cívica, fomento a discussões públicas e engajamento comunitário, articulado com as escolas do município.
Quais adequações na estratégia foram necessárias por conta da pandemia do COVID-19: engajamento virtual da juventude e da comunidade escolar para a promoção da cidadania e garantia de direitos, focando o trabalho na mobilização no enfrentamento da pandemia.
Que resultados buscamos: jovens matonenses mais engajados e participando de forma ativa da vida política do território; jovens articulados com as organizações presentes no território; jovens elaborando e entregando propostas de políticas públicas para os candidatos nas eleições 2020.
Qual o público atendido diretamente: alunos das escolas públicas e particulares do município; adolescentes entusiastas do tema cidadania, participantes de grupos online; professores e outros profissionais, engajados em iniciativas com a comunidade escolar.
Que resultados já foram alcançados:
– Participação de mais de 120 jovens nas oficinas e interações virtuais e parceria com 25 organizações locais, incluindo 14 escolas.
– Realização do “Festival da Democracia de Matão/SP”, de forma virtual, que promoveu discussões sobre democracia, direitos, meio ambiente, arte, educação e representatividade. Nos 20 dias de duração do festival, foram mais de 12 horas de transmissão ao vivo, com 7,7 mil participações.
– Campanha virtual para jovens tirarem o título de eleitor, que resultou em 45 novos títulos entre jovens de 16 e 17 anos na 1ª semana de mobilização.
– Jovens participantes do projeto apresentaram 3 conjuntos de propostas de políticas públicas para mais de 50 pré-candidatos a prefeito e vereador.
– Formação de 305 professores em conteúdo de educação cívica.
Conheça mais sobre o parceiro técnico: o Instituto Terroá é uma associação sem fins lucrativos, nascida em 2015, fruto da preocupação de seus fundadores em trabalhar por resoluções de desafios globais de forma sistêmica e holística, ou seja, articular estratégias de impacto que conectam o político, o cultural , econômico e ambiental. A partir da experiência trazida por seus membros, um conjunto de métodos e ferramentas foi organizado ou desenvolvido com um foco especial: o empoderamento de indivíduos e comunidades. A organização atua com aceleração, formações e assessorias para negócios comunitários e empreendimentos solidários, e também com consultoria e assessoria para gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou ONGs.