Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!
Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!
Qual é a estratégia geral do projeto: reconhecimento e fortalecimento de jovens lideranças cidadãs para atuação coletiva e local, promoção de iniciativas de engajamento comunitário e fomento a discussões públicas.
Quais adequações na estratégia foram necessárias por conta da pandemia do COVID-19: continuidade da formação dos Agentes da Cidadania em ambiente virtual, utilizando a atual crise de saúde pública como estratégia de aprofundamento do conhecimento e engajamento comunitário.
Que resultados buscamos: jovens do município liderando ações de melhoria para a cidade e de estímulo a cidadania; implementação de soluções coletivas para problemas locais; ter parte da população participando dos debates sobre a cidade de Votorantim e o tema de cidadania.
Qual o público atendido diretamente: jovens residentes na cidade de Votorantim, interessados no tema cidadania e participação social.
Que resultados já foram alcançados:
– Participação de 27 jovens, representando diferentes comunidades;
– Participação de 356 cidadãos em consulta pública sobre os principais problemas do município;
– Mobilização da campanha “Tire seu título de eleitor” nas redes sociais;
– Mais de 9 mil usuários alcançando nas transmissões ao vivo, lives e atividades realizadas por meio das redes sociais do projeto;
– Criação e implementação de projetos de intervenção social, desenvolvidos pelos jovens em 5 temas: Pessoa com Deficiência, Saúde Mental, Cultura, Esporte e Segurança Alimentar.
Conheça mais sobre os parceiros técnicos: o Instituto Cidade Democrática nasceu em junho de 2008 e já atuou em 15 cidades, envolvendo cerca de 20 mil pessoas. A organização levanta e analisa dados e produz e compartilha conhecimento para alavancar o poder da sociedade civil. Acredita que a influência do cidadão comum na tomada de decisão sobre questões públicas é pilar fundamental para o fortalecimento da democracia no país. No Lab de Cidadania, a organização trabalha em um consórcio com o Instituto de Governo Aberto, que tem como foco de sua atuação o fortalecimento da relação entre o Estado e a Sociedade, para que seja mais justa, inclusiva e igualitária. Entre suas estratégias, estacam-se: a estruturação e implementação de políticas de transparência, participação e integridade, a formação e a facilitação de processos para desenvolvimento de capacidades e a conexão de temas e ferramentas de governo aberto e prestação de contas.
Qual é a estratégia geral do projeto: educação cívica e formação de jovens lideranças comunitárias, a partir da metodologia de Embaixadores do Politize!.
Quais adequações na estratégia foram necessárias por conta da pandemia do COVID-19: mediação de diálogos entre a sociedade civil, sobre impactos e possíveis soluções para os efeitos da pandemia, utilizando a discussões de políticas públicas como instrumento de formação em conceitos de controle social, cidadania e valores democráticos.
Que resultados buscamos: aumento de 50% em interesse e conhecimento em temas políticas dentre os participantes em relação ao início do projeto.
Qual o público atendido diretamente: cidadãos de Três Marias, a partir de 14 anos, com acesso à internet e interesse nos temas de cidadania e controle social.
Que resultados já foram alcançados:
– Participação de 68 cidadãos do município no Dialoga! Três Marias, que promove rodadas de diálogo virtual entre cidadãos e técnicos do poder público para debater propostas de políticas públicas para o território.
– Envolvimento de 200 cidadãos no município nas atividades do projeto;
– Participação de mais de 1.800 cidadãos nas redes sociais do projeto;
– Mais de 3.000 acessos de cidadãos de Três Marias no portal do Politize!;
– Produção de infográficos com dados municipais de saúde, educação, economia e outras questões sociais.
Conheça mais sobre o parceiro técnico: o Politize! é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (ONG) com a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. A organização atua por meio da educação política para qualquer pessoa, dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posições.
Qual é a estratégia geral do projeto: disponibilizar conteúdo digital sobre educação política, participação e engajamento de forma gamificada, através do projeto “Jornada do Cidadão”, dentro do aplicativo do Colab.
Quais adequações na estratégia foram necessárias por conta da pandemia do COVID-19: adequar a Jornada do Cidadão para um modelo de missões não presenciais, aumentar o nº de usuários por meio de estratégias de aquisição online, alinhar a jornada aos desafios de combate à pandemia e elaborar e distribuir conteúdo didático de educação política para as Escolas de Miraí.
Que resultados buscamos: população de Miraí engajada na Jornada do Cidadão e replicando ações de divulgação; usuários que finalizarem a Jornada participando de forma mais ativa da vida política do território; Escola Estadual de Miraí preparada para uso de conteúdo didático de educação política.
Qual o público atendido diretamente: cidadãos de Miraí e municípios do entorno, interessados no tema cidadania e participação; alunos e educadores da Escola Estadual de Miraí.
Que resultados já foram alcançados:
– Inclusão de novos municípios na Jornada do Cidadão, totalizando 33 municípios, para gerar engajamento por meio da dinâmica regional.
– Participação de mais de 1.250 cidadãos de Miraí e municípios vizinhos na Jornada do Cidadão.
– Alcance de mais de 100.000 pessoas pela estratégia de comunicação.
– Implantação de conteúdo pedagógico de educação política na escola estadual do município de Miraí, desenvolvido de forma customizada a partir da Jornada do Cidadão
Conheça mais sobre o parceiro técnico: o Colab é uma startup que surgiu em 2013 com uma proposta de aproximar cidadãos de seus governos através de uma ferramenta de tecnologia, disponibilizada em canal virtual (website e aplicativo para smartphones). A proposta da organização é dar à população o poder de colaborar com questões do setor público através de publicações de zeladoria urbana, participação em tomadas de decisões e em consultas de avaliação de serviços públicos. Além da ferramenta de participação social, atua diretamente com os gestores públicos no incentivo e promoção de melhorias para gestões mais eficientes e inovadoras na administração pública. Atualmente, a metodologia possui mais de 250.000 cidadãos colaborando através da ferramenta.
Qual é a estratégia geral do projeto: iniciativas de educação cívica, fomento a discussões públicas e engajamento comunitário, articulado com as escolas do município.
Quais adequações na estratégia foram necessárias por conta da pandemia do COVID-19: engajamento virtual da juventude e da comunidade escolar para a promoção da cidadania e garantia de direitos, focando o trabalho na mobilização no enfrentamento da pandemia.
Que resultados buscamos: jovens matonenses mais engajados e participando de forma ativa da vida política do território; jovens articulados com as organizações presentes no território; jovens elaborando e entregando propostas de políticas públicas para os candidatos nas eleições 2020.
Qual o público atendido diretamente: alunos das escolas públicas e particulares do município; adolescentes entusiastas do tema cidadania, participantes de grupos online; professores e outros profissionais, engajados em iniciativas com a comunidade escolar.
Que resultados já foram alcançados:
– Participação de mais de 120 jovens nas oficinas e interações virtuais e parceria com 25 organizações locais, incluindo 14 escolas.
– Realização do “Festival da Democracia de Matão/SP”, de forma virtual, que promoveu discussões sobre democracia, direitos, meio ambiente, arte, educação e representatividade. Nos 20 dias de duração do festival, foram mais de 12 horas de transmissão ao vivo, com 7,7 mil participações.
– Campanha virtual para jovens tirarem o título de eleitor, que resultou em 45 novos títulos entre jovens de 16 e 17 anos na 1ª semana de mobilização.
– Jovens participantes do projeto apresentaram 3 conjuntos de propostas de políticas públicas para mais de 50 pré-candidatos a prefeito e vereador.
– Formação de 305 professores em conteúdo de educação cívica.
Conheça mais sobre o parceiro técnico: o Instituto Terroá é uma associação sem fins lucrativos, nascida em 2015, fruto da preocupação de seus fundadores em trabalhar por resoluções de desafios globais de forma sistêmica e holística, ou seja, articular estratégias de impacto que conectam o político, o cultural , econômico e ambiental. A partir da experiência trazida por seus membros, um conjunto de métodos e ferramentas foi organizado ou desenvolvido com um foco especial: o empoderamento de indivíduos e comunidades. A organização atua com aceleração, formações e assessorias para negócios comunitários e empreendimentos solidários, e também com consultoria e assessoria para gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou ONGs.
Qual é a estratégia geral do projeto: educação cívica voltada para jovens e formação de lideranças, por meio de articulação com as escolas do município.
Quais adequações na estratégia foram necessárias por conta da pandemia do COVID-19: educação cívica trabalhada por meio da mobilização de jovens em ações de combate ao COVID-19 e preparação das escolas para uso de conteúdo pedagógico nos temas de cidadania e experiências democráticas.
Que resultados buscamos: educadores e estudantes das escolas de Araripina/PE formados nas metodologias de engajamento cívico da Politiquê?; comunidade escolar mobilizada em ações de fortalecimento comunitário e engajamento cívico.
Qual o público atendido diretamente: alunos do 9º ano do EF; alunos do Ensino Médio e educadores de 10 escolas públicas do município, que aderiram ao projeto formalmente.
Que resultados já foram alcançados:
– Mobilização dos alunos das 10 escolas participantes do projeto em Comunidades Online, por meio articulação de Jovens Protagonistas indicados pelas escolas.
Conheça mais sobre o parceiro técnico: a Politiquê? nasce em 2013, em Recife, com a missão de empoderar e engajar jovens para que transformem a realidade à sua volta ao tomarem consciência dos cidadãos que são. A organização atua com educação política e engajamento de jovens, transformando-os em cidadãos ativos na vida cívica, comprometidos com mudança social.
Sua inscrição foi confirmada com sucesso.
Obrigado